[LIVRO] A China no Capitalismo Contemporâneo

Foi lançado no último dia 21/6 o livro “A China no Capitalismo Contemporâneo” organizado pelo pesquisador-líder do NETS, o professor Edemilson Paraná, e a professora do Departamento de Economia da UFRN Esther Majerowicz, que também integra o NETS.

A obra é resultado de intensa atividade coletiva de investigação científica sobre a economia, política e sociedade chinesas, e conta com a colaboração com outros pesquisadores, como Carlos Aguiar de Medeiros e Isabela Nogueira, da UFRJ, Valéria Lopes Ribeiro, da UFAB, além do pesquisadores chinês Hao Qi, da Universidade de Renmin.

Para desvendar o enigma da China como peça-chave no cenário geopolítico, na atual crise de hegemonia estadunidense, os autores apresentam uma vasta e rica pesquisa acerca do desenvolvimento econômico, social e político da China, no processo da Revolução Chinesa após as reformas estruturais.

Com objetivo didático, a obra está dividida em três partes: “Caracterizações sobre o desenvolvimento econômico chinês”; “A formação das classes sociais na China pós-reformas”; “A expansão global chinesa e a disputa tecnológica”.

Na primeira parte, os autores discutem as características peculiares do desenvolvimento econômico chinês e os desafios contemporâneos; já na segunda, os autores apresentam o processo de transformação social chinês e as relações entre as classes sociais (campesinato, operários etc.), o Estado, e o Partido Comunista Chinês. Na terceira, as pesquisas apresentadas atualizam o debate sobre o papel do Estado chinês no processo de acumulação do capital em escala global e as disputas entre os Estados Unidos e a China sobre o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação.

Uma obra fundamental para estudiosos, estudantes e professores de relações internacionais, economia, política, geopolítica, sobre o papel da China na crise do capitalismo contemporâneo. Imprescindível aos militantes sociais e público em geral para compreender o processo de transição socialista da China e sua importância na conjuntura internacional e nacional.

Para comprar o livro, basta acessar o site da editora Expressão Popular.

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s