Podcast: Intelecto Geral

O seu podcast sobre as fronteiras do futuro no mundo contemporâneo. A iniciativa é do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

INTELECTO GERAL #3: “A MMT é uma solução para nossa economia”? com Maria de Lourdes Rollemberg Mollo

Você já pode escutar a 3ª edição do Intelecto Geral, o podcast do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), da Universidade Federal do Ceará.

Nela, conversamos com Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, professora do departamento de Economia da UNB.

No bate-papo, a Lourdinha, como é conhecida, aborda tópicos sobre a MMT, sigla em inglês para “Teoria Monetária Moderna”. Entre eles, estão:

✅ a história e os princípios da MMT

✅ seus principais propagadores

✅ seus aspectos consistentes

✅ suas limitações

Ouça agora:

🔉 Spotify

🔉 Google Podcasts

INTELECTO GERAL #2 – “O neoliberalismo vai acabar depois da pandemia?” com Alfredo Saad-Filho

Na 2ª edição do Intelecto Geral, o bate-papo é com Alfredo Saad-Filho, professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional na King’s College, em Londres. Ele é autor de artigo recente “From Codiv-19 to the end of neoliberalism”, publicado na revista acadêmcia americana Critical Sociology, em 2020. Na conversa, Saad-Filho aborda a relação entre neoliberalismo e a pandemia, a gestão da crise econômica por parte dos governos, a performance da Bolsa de Valores e ainda discute a transição da hegemonia global do Ocidente para o Oriente.

INTELECTO GERAL #1 – “Bitcoin: economia, ideologia e políticacom Edemilson Paraná

Na 1ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Edemilson Paraná, que é o coordenador do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), vinculado à Universidade Federal do Ceará. O tema é o seu livro “Bitcoin – a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”, lançado em 2020. 

No bate-papo, Paraná explica o que é uma criptomoeda, fala sobre como funciona o sistema blockchain, conta a história e funcionamento do Bitcoin, debate o significado do dinheiro no capitalismo e ainda discute a tentativa de se fazer do Bitcoin um dinheiro apolítico e, portanto, imune às ações do Estado.