Podcast: Intelecto Geral

O seu podcast sobre as fronteiras do futuro no mundo contemporâneo. A iniciativa é do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

INTELECTO GERAL #12: “Extrativismo Hi-Tech e Expansão Capitalista no Século 21”, com Gabriel de Siqueira Gil e María Noel Hirschfeld

Na 12ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Gabriel de Siqueira Gil, que é mestre em Estudo Latino-Americanos pela Unila (Universidade Federal Latino-Americana) e doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC (Universidade Federal do ABC), e com María Noel Hirschfeld, que é mestre em biologia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e doutoranda em Ecologia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Ambos assinam um artigo intitulado “Extrativismo Hi-Tech e Expansão Capitalista no Século XXI: uma breve contribuição para crítica latino-americana na era do colonialismo de dados”. O artigo também consta como um dos capítulos do livro “Tecnologia e Desenvolvimento nas Américas – volume 6”, organizado pelo pesquisador líder do NETS, Edemilson Paraná, juntamente com Ricardo Kaminski. Na entrevista, debatemos sobre o papel dos dados na sociedade de hoje, os conceitos de colonialismo de dados, extrativismo hi-tech e uberização, além de problematizar a posição dos países da América Latina nesse contexto.


INTELECTO GERAL #11: “O Pentecostalismo à luz da Sociologia”, com Brand Arenari

Na 11ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Brand Arenari, ele que é doutor em sociologia pela universidade de Humboldt, na Alemanha, e atualmente exerce o cargo de professor no departamento de ciência política da Universidade Federal Fluminense. Na conversa, discutimos as origens do pentecostalismo, as particularidades dessa expressão religiosa no Brasil, os elementos sociológicos que a permeiam, as contribuições da abordagem weberiana para análise do fenômeno, além também debater a presença do pentecostalismo na esfera política.


INTELECTO GERAL #10: “Classe social e comportamento econômico”, com Ricardo Visser

Na 10ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Ricardo Visser, que é professor no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del Rey, e autor do artigo “Classes sociais e reconhecimento econômico: proposta para uma tipologia”, publicado no volume 13 do periódico Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política. Na conversa, discutimos os diversos fatores que influenciam o comportamento econômico de trabalhadores informais, da classe média assalariada, de profissionais liberais, de funcionários públicos, da classe alta empreendedora, além também de refletir sobre a clássica dicotomia entre estrutura e agência na Sociologia.


INTELECTO GERAL #9: “Automação e desemprego tecnológico”, com Rafael de Acypreste

Na 9ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Rafael de Acypreste, que é doutor em Economia pela Universidade de Brasília e autor da tese “Automação, desemprego tecnológico e produtividade do trabalho no Brasil de 2000 a 2018”. Na entrevista, tratamos de temas relativos ao conceito de valor trabalho, trabalho imaterial, a visão de autores clássicos sobre a inovação tecnológica, os impactos da tecnologia para o emprego, além de analisar as variações no mercado de trabalho do Brasil à luz das mudanças tecnológicas nos últimos anos.


INTELECTO GERAL #8: “Google e Facebook como monopólios digitais”, com Jonas Valente

Na 8ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Jonas Valente, que é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e autor do livro “Das plataformas online aos monopólios digitais: tecnologia, informação e poder”. A obra foi publicada em 2021 pela editora Dialética e também possui uma versão em inglês pela editora Brill. Na entrevista, abordamos as trajetórias do Google e Facebook, duas plataformas online que surgiram prestando um tipo de serviço específico na internet e que ao longo dos anos se tornaram “monopólios digitais”. Também discutimos a proposta de marco conceitual analítico que Jonas chama de Regulação Tecnológica, que busca explicar as condicionantes para o desenvolvimento de artefatos e sistemas tecnológicos.


INTELECTO GERAL #7: “Pandemia e mercado de trabalho”, com Alexandre Pimenta e Rafael de Acypreste

Na 7ª edição do Intelecto Geral, entrevistamos os pesquisadores do NETS Alexandre Pimenta, que é mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, e Rafael de Acypreste, que é doutorando em Economia também pela Universidade de Brasília. O tema foi o trabalho “O impacto da crise da pandemia no mercado de trabalho brasileiro: os segmentos formal e informal em 2020”, que foi apresentado pelos dois no 17º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho. O bate-papo traz análises da trajetória estatística sobre o número de trabalhadores formais e informais no decorrer da pandemia, discute o conceito da taxa de desemprego e sua aplicação no Brasil, trata da questão da uberização e do trabalho remoto e ainda debate possíveis prognósticos sobre o cenário político-social do país no futuro próximo.


INTELECTO GERAL #6: “Uma análise sistêmica das TICs”, com Esther Majerovicz

Na 6ª edição do Intelecto Geral, entrevistamos a professora Esther Majerowicz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para debatermos o texto para discussão de sua autoria intitulado “As tecnologias da informação e comunicação enquanto sistema tecnológico e de maquinaria: implicações para as dinâmicas concorrenciais”. Na conversa, tratamos da influência de semicondutores, telecomunicações móveis e a inteligência artificial para as tecnologias de informação e comunicação (também conhecidas pela sigla “TIC”), a função dos dados, a crítica à ideia de um mundo pós-industrial, além da disputa entre Estados Unidos e China nesse campo.


INTELECTO GERAL #5: “Aceleracionismo: histórica, crítica e acepções”, com Rodrigo Santaella e Victor Marques.

Na 5ª edição do Intelecto Geral, conversamos com os pesquisadores Rodrigo Santaella e Victor Marques para debater o artigo publicado por ambos no periódico “Das Questões” e intitulado “Por uma política orientada ao futuro: a provocação filosófica e estratégica do ‘aceleracionismo de esquerda’”. No bate-papo, tratamos sobre as diversas fases e vertentes do pensamento aceleracionista, seus principais teóricos, as críticas existentes a essa corrente, além de suas mais importantes acepções à luz da realidade política, econômica e social contemporânea.


INTELECTO GERAL #4: “A ideia de um “nós” em uma comunidade da Nigéria”, com Gustavo Capela

Na 4ª edição do Intelecto Geral, o bate-papo é com Gustavo Capela, que é mestre em direito pela Universidade de Brasília e doutorando em Antropologia pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, além de ser integrante do NETS. O assunto é sua pesquisa realizada junto a uma comunidade de Port Harcourt, na Nigéria, formada por pessoas deslocadas de suas casas pela indústria do petróleo. Em seu trabalho, Capela investiga como se dá a produção de um sentimento de pertencimento coletivo na comunidade a partir da atuação de um coletivo de mídia local.


INTELECTO GERAL #3: “A MMT é uma solução para nossa economia”? com Maria de Lourdes Rollemberg Mollo

Na 3ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília e que possui publicações em áreas como Economia Monetária e História do Pensamento Econômico. No bate-papo, a “Lourdinha”, nome pelo qual é conhecida, tratou de tópicos relativos à MMT, sigla em inglês para Teoria Monetária Moderna e que anda em evidência em certos círculos acadêmicos. Conversamos sobre a história e os princípios dessa teoria, seus principais propagadores, seus aspectos consistentes bem como suas debilidades e as críticas existentes a essa teoria.


INTELECTO GERAL #2 – “O neoliberalismo vai acabar depois da pandemia?” com Alfredo Saad-Filho

Na 2ª edição do Intelecto Geral, o bate-papo é com Alfredo Saad-Filho, professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional na King’s College, em Londres. Ele é autor de artigo recente “From Codiv-19 to the end of neoliberalism”, publicado na revista acadêmcia americana Critical Sociology, em 2020. Na conversa, Saad-Filho aborda a relação entre neoliberalismo e a pandemia, a gestão da crise econômica por parte dos governos, a performance da Bolsa de Valores e ainda discute a transição da hegemonia global do Ocidente para o Oriente.


INTELECTO GERAL #1 – “Bitcoin: economia, ideologia e políticacom Edemilson Paraná

Na 1ª edição do Intelecto Geral, conversamos com Edemilson Paraná, que é o coordenador do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), vinculado à Universidade Federal do Ceará. O tema é o seu livro “Bitcoin – a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”, lançado em 2020. 

No bate-papo, Paraná explica o que é uma criptomoeda, fala sobre como funciona o sistema blockchain, conta a história e funcionamento do Bitcoin, debate o significado do dinheiro no capitalismo e ainda discute a tentativa de se fazer do Bitcoin um dinheiro apolítico e, portanto, imune às ações do Estado.

Advertisement